Rede de Água de Consumo
O programa de tratamento de Rede de Água de Consumo tem como objectivo garantir a potabilidade da água nos sistemas de distribuição geral, em instalações que possuam depósitos de armazenamento de água, quer quando abastecidas por entidades distribuidoras, quer quando possuem sistemas de captação e distribuição próprios. Assim, este programa de tratamento permite o controlo e manutenção de um residual de cloro livre na água, de forma contínua e automática, ou seja, sem intervenção humana directa, excepto para calibração, regulação e reposição de composto de cloro. Estas acções devem ser sempre efectuadas de forma periódica e espaçadas temporalmente.
Nos casos de rede de água quente sanitária deverá ainda existir um tratamento de inibição de corrosão, de modo a prever a conservação da instalação, e impedir a formação de produtos de corrosão, que são o meio nutriente preferencial da bactéria Legionella. Tem o presente tratamento como objectivo manter os depósitos de aquecimento de água e respectivas linhas isentas de corrosão.
O controlo de corrosão nestes sistemas, que terá de ter características totalmente inócuas, tem como fundamento a formação de filme protector dos encanamentos impedindo a evolução de processos corrosivos que se manifestam pela coloração vermelha da água, índice do elevado teor em ferro presente.